Registro de interdições e tutelas

Registro de interdições e tutelas

Curiosidades

Você sabe para que serve o registro de interdições e tutelas? O registro é a comprovação de que a atividade realmente foi realizada, e que será concluída com a emissão da Certidão de Interdições Tutelas e Curatelas.  Esse registro trata sobre a restrição civil de pessoas menores de idade.  

No caso de maiores de idade são denominados somente como interdições, podendo abranger diversas áreas, como civil, comercial, direito, ausência, indisponibilidade de bens, dentre outras. Dessa forma, o registro será o instrumento legal que demonstra se a pessoa possui alguma restrição na vida, seja ela de forma natural ou jurídica. 

Para que serve a Certidão de Interdição

Uma opção muito utilizada por pessoas que desejam adquirir uma propriedade, obter financiamento, ou outros serviços, é a de emitir uma certidão negativa. Com a certidão negativa, o requerente passa a comprovar que não existe restrição alguma sobre quais aspectos. 

Portando o documento, a pessoa pode ter acesso aos aspectos jurídicos, comprar ou vender imóveis, realizar transações comerciais, participar de concursos. Para ter acesso à certidão a pessoa precisa buscar um cartório que realize o serviço, normalmente é o Oficial de Registro de Pessoas Civis e Interdições. Uma alternativa é buscar qual o cartório mais próximo de onde você more para realizar o serviço. 

 

Leave A Comment