O que é certidão de matricula de imóvel? Tudo o que você precisa saber

Cartórios

A Matrícula de imóvel é o documento com o qual é possível obter as reais informações sobre um imóvel. É neste documento que é possível encontrar dados como a localização da propriedade, metragem, proprietários atuais, transmissões, origem da compra e venda (por meio de instrumento particular ou por escritura pública) benfeitorias, observações, averbações, dentre outras informações. 

Deste modo, a certidão de matrícula de imóvel é emitida no Cartório de Registro de Imóveis e dará o histórico do imóvel. É por este motivo que é tão importante ter uma versão atualizada da Certidão, tendo em vista que traz maior segurança aos atos jurídicos que serão realizados. 

Quais informações estão na Certidão de Imóvel?

A Certidão de Matrícula do Imóvel, quando atualizada, apresentará informações sobre os antigos proprietários, quando a primeira matrícula foi feita, se há algum ônus no imóvel ou não. Este documento é utilizado, na maioria dos casos, para o levantamento de informações, seja para venda, financiamento, análise de crédito, compra de titularidade, dentre outros motivos.  

Além das informações que já dissemos, a certidão de matrícula de imóvel informa também as metragens e benfeitorias do local, as averbações constantes e se as condições do imóvel são reais.  

Como solicitar

O interessado em entrar com o pedido da Certidão deve estar atento ao tempo de entrega. Quando feito em um cartório presencial, o tempo de espera varia de acordo com o número de informações que a pessoa apresentará sobre o imóvel. Assim, a espera pode ser de 40 minutos ou até mesmo de cinco dias úteis. 

Atualmente há a disponibilidade de entrar com o pedido de emissão da certidão de matrícula do imóvel pela internet. O Cartório 24 Horas é um dos portais eletrônicos que disponibiliza a emissão do documento de maneira ágil e rápida. Ao realizar o pedido, o interessado deve fazer um cadastro prévio. 

Quando feito pela internet, a entrega da certidão varia de acordo com o tempo estabelecido pelos Correios. Além da taxa de emissão é cobrado um valor referente ao pagamento do envio do documento. 

Confira abaixo os documentos necessários para solicitar a Certidão de Matrícula de Imóvel: 

– Número do registro do imóvel; 

– Número da Matrícula / Transcrição / Inscrição 

– Nome do proprietário  

Outra forma de solicitar o pedido é informando o endereço completo do imóvel. Para este caso é preciso apresentar rua, quadra, número e, em casos de apartamentos, nome do edifício e bloco. 

 

Leave A Comment