Curiosidades

Pesquisa de Bens

A pesquisa de bens consiste em um serviço responsável por descrever quais bens uma pessoa – seja ela física ou jurídica – possui. Para essa questão é possível ter acesso a quais bens imóveis a pessoa possui, bem como direito a outros bens reais.  

Para realizar esse tipo de serviço é necessário que se tenha os dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a fim de que se tenha acesso a base de dados compartilhada com os Cartórios de Registro de Imóveis. As pesquisas coletam informações desde janeiro de 1976, tendo em vista que as informações anteriores são denominadas de “transcrições”. 

Dessa forma, ao realizar a pesquisa é como se a pessoa tivesse acesso a todos os dados correspondentes que estão disponíveis no cartório. Não é possível realizar a pesquisa somente com o nome da pessoa, ou com outros dados, para que se evite problemas de homonímia. 

Entretanto, se a pesquisa realizada não considerar apenas bens imóveis é necessário que o requerente preencha um formulário informando sobre quais são as aquisições/alienações que tem interesse em verificar. Nesse caso, o pedido é feito de forma direta no local. 

Os valores correspondentes à emissão do documento descritivo costuma variar de acordo com cada Estado em que é realizada a pesquisa. Por isso é de extrema importância que se pesquise anteriormente. Além da emissão do documento, uma taxa também será cobrada pela atividade administrativa. 

Escrever Comentário

*
*