Dúvida de muitas pessoas, a procuração é um instrumento muito utilizado para diversas formalidades. De forma geral, a procuração é a forma de autorizar outra pessoa para decisões em seu nome.

 

O que isso significa?

Ao realizar uma procuração, você passa a outorgar poderes a outra pessoa de agir em seu nome.  A procuração é muito utilizada para a realização de matrícula em universidades, colação de grau, abertura de contas bancárias, entrega de documentos em concursos, contratos, processo de habilitação de casamento, dentre outras. Nestes casos, um mandato é responsável por realizar a celebração dessas atividades. 

Tipos de procuração

Existem dois tipos de procuração, sendo a por instrumento particular ou público.

Procuração por instrumento particular

No primeiro, a procuração é realizar através de um documento. Isso significa que o outorgante (dono dos poderes) está passando a procuração para o outorgado (pessoa que recebe os poderes).

Procuração pública

Já no caso da procuração pública, a procuração é realizada por meio de escritura pública. Esse documento é feito em cartórios ou tabelionatos. Após a escritura pública, a pessoa terá acesso a uma Certidão com a qual terá certificado de que possui plenos poderes de decisão.  

Contudo, é importante ressaltar que a procuração costuma ser específica para cada assunto. Isso significa que, se uma pessoa recebe uma procuração para transações bancárias, isso não significa que ela também terá autonomia para fazer matrículas, e vice-versa. 

Leave A Comment