O que é renovar o certificado digital?

Curiosidades

Quem conta com a certificação digital – seja como pessoa física ou jurídica – para realizar as atividades em meio eletrônico precisa estar atento para o prazo de renovação do documento que funciona como uma “carteira de identidade” no ambiente eletrônico. E, assim como ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o Passaporte, o Certificado Digital também precisa ser renovado. 

Essa necessidade de renovar o certificado digital para de quando se aproxima a data de validade (o que poucas pessoas sabem é que existe uma validade para a certificação digital!). Na maior parte das empresas do ramo, essa validade pode ser verificada na própria Central de Testes, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.  

Como solicitar a renovação do certificado digital

Desta forma, tanto quem deseja entrar com o pedido de solicitação para renovar o certificado, quanto para quem deseja emitir o Certificado Digital, o prazo de validade é o tempo limite do certificado em questão. É de extrema importância que o requerente esteja atento aos prazos, tendo em vista que o processo de renovação só pode ser concluído quando após a emissão do próprio Certificado Digital. 

É de extrema importância, portanto, que o requerente em realizar a certificação digital procure uma empresa de confiança e que tenha renome dentro do mercado da área. Dentre as principais de sucesso, a recomendação é que de que o certificado seja renovado 45 dias antes que chegue o prazo de validade. No caso de o interessado em realizar a renovação não ser o titular do Certificado Digital, é necessária atenção redobrada, tendo em vista que a validação presencial só pode ser feita com o titular presente. 

As empresas costumam fornecer passo a passo sobre como funciona o processo de renovação, inclusive indicando os melhores navegadores. Pesquise bastante e lembre-se de estar atento ao prazo de validade. 

Leave A Comment