Empréstimo consignado o que é e para que serve

Curiosidades

Você sabe para que serve o crédito consignado? Muita gente parte em busca do empréstimo consignado por saber sobre as diversas vantagens que essa modalidade de empréstimo possui, mas é preciso estar atento para as condições que norteiam esse tipo de crédito. 

O que é o crédito consignado? 

O empréstimo consignado nada mais é do que o empréstimo em que o pagamento é realizado de forma direta na folha de pagamento do funcionário, seja ele servidor público, aposentado ou pensionista. Dessa forma, as parcelas do contrato de empréstimo, que incluem o Custo Efetivo Total (CET), com taxas e juros, serão descontadas diretamente no salário. 

Ao realizar esse tipo de empréstimo a pessoa passa a ter um valor específico já comprometido para que a renda seja paga. Dentre as principais vantagens desse tipo de empréstimo estão às taxas de juros, considerada os menores do mercado, pela “segurança” de que não ocorrerá inadimplência. 

Além das taxas de juros, o CET de um empréstimo consignado costuma ser bem menor do que os outros tipos de empréstimo como, por exemplo, o empréstimo pessoal. 

Para que serve o crédito consignado? 

Em um empréstimo consignado não é necessário apresentar um motivo específico para a solicitação de um empréstimo. Isso significa que você pode solicitar o crédito para o pagamento de dívidas, para dar entrada em um carro, comprar algo que necessite de um valor imediato, dentre outros serviços e que, ao contrário de um outro tipo de empréstimo, não será necessário apresentar qual o objetivo para o dinheiro solicitado. 

Atualmente as instituições financeiras contam com serviços eletrônicos que possibilitam uma pesquisa inicial a respeito das possíveis taxas que serão cobradas no empréstimo. Dessa forma, um “orçamento online” pode ser solicitado, a depender da instituição financeira, incluindo o valor solicitado pelo requerente

Leave A Comment