Qual a utilidade do blockchain?

Curiosidades

O blockchain é uma tecnologia que vem crescendo em aderência do público. Apesar do sucesso que tem feito, pouca gente conhece a real utilidade do sistema, que promete revolucionar a área. Comumente empregado nos setores financeiros e administrativos, o blockchain auxilia no processo de autenticação de documentos, doações, processos de cadeia produtiva, dentre outros. 

A grande variedade existente dentro dos ambientes em que o sistema pode ser implantado é diretamente ao relacionado ao sistema de criptografia que é implantado juntamente com ele, por meio de registro público. O que isso significa? A validade do blockchain é realizada de forma segura dentro das transações que são realizadas. Esse processo de trazer maior segurança para o produto ocorre por meio da segurança com que a atividade é realizada. 

Mas, afinal, qual é a utilidade do blockchain? 

Dentre as principais utilidades propostas pelo sistema está a transferência de moedas, pagamentos, investimentos, sendo estes serviços comumente realizados dentro do mercado financeiro. Contudo, os bancos não são os únicos pontos focais com o qual o blockchain pode estabelecer uma atividade. 

A tecnologia possui um grande diferencial por, além de fornecer segurança para as ações que são realizadas, possui um baixo custo, sendo uma boa opção para empresas que buscam o corte de gastos.  Para essas questões, o blockchain surge como uma alternativa para a autenticação de documentos, registro de ações, validação de portais eletrônicos. 

Dessa forma, as atividades passam a ter uma validação ainda maior com a utilização do sistema, que permite, inclusive, verificação. Para verificar, basta que o usuário informe o número do hash, com o qual serão informados os dados. Um dos termos utilizados dentro do ambiente do blockchain são os “mineradores”. Quem são eles? Os mineradores são os responsáveis pela proteção da rede. 

Com a mineração, não é possível que se utilize mais de uma vez uma mesma moeda, ou que os dados sejam modificados. Essa segurança se dá pela criptografia com a qual o sistema é realizado e que evita que haja fraudes. Esse é um dos principais motivos pelo qual os bancos se adaptaram tão fácil ao sistema. Com ele, é possível evitar golpes dentro dos ambientes bancários, o  que contribui para o bom desempenho dos bancos. 

O sistema é realmente válido?

Mas como já dissemos anteriormente, o blockchain é um dos principais sistemas que cresce. Uma das tendências mundiais, por exemplo, é a implantação do sistema dentro do ambiente cartorial. A partir dele, haverá uma disponibilidade maior de dados informados dentro do ambiente virtual, possibilitando também a emissão de documentos sem a necessidade de uma visita física a um cartório, além da disponibilização de outros documentos dentro da web. 

Entretanto, essa ainda não é uma atividade confirmada, ao menos dentro do território brasileiro. Algumas cidades no estado do Rio Grande do Sul estão passando pelo processo de início das atividades, mas não haverá a exclusão, ao menos de início, do ambiente cartorial presencial, já que os tabelionatos continuam a fornecer os serviços, sendo o papel do sistema o de informar. 

Leave A Comment