Certidão de casamento de inteiro teor: o que é e para que serve?

Curiosidades

Todos sabem da importância das certidões dentro do Brasil. A certidão de casamento se torna um documento “substituto” da certidão de nascimento em muitos casos, e pode ser utilizada para retirada de outros documentos, emissão de certificados, compras de imóveis, dentre outras funcionalidades. 

Dentro da certidão de casamento podemos dividi-la nas versões simplificada e de inteiro teor. A certidão simplificada é aquela que contém informações básicas sobre o registro de casamento, enquanto a de inteiro teor apresenta informações completas. 

Certidão de casamento de inteiro teor 

Na certidão de casamento de inteiro teor o documento apresenta todos os dados a respeito do “assento”. Isso significa que nessa certidão estarão todas as informações que são apresentadas no livro de registro. Dentro desse documento, por exemplo, será descrito as mudanças pelas quais as pessoas passaram se já houve um divórcio anterior, se ocorreu reconhecimento de paternidade, dentre outros. 

Esse tipo de certidão é comumente utilizada por pessoas que desejam dar entrada ao processo de dupla cidadania. Dentro do território brasileiro, a certidão de inteiro teor pode ser utilizada para processos de compra e venda de imóveis, pedidos de financiamento ou até mesmo para abertura de contas bancárias, mas essas questões variam de acordo com o estado em que a pessoa se encontra. 

A certidão de casamento de inteiro teor costumar dar um pouco mais de trabalho por ser realizada de duas formas: na primeira o documento é feito digitado, com informações sobre o assento. A outra forma de conseguir a emissão dessa certidão é a partir da fotocópia do livro de registro, que precisa constar a certificação do documento. 

Onde solicitar a certidão de inteiro teor? 

A certidão de casamento em inteiro teor é solicitada no próprio cartório em que foi realizado o registro de casamento. Na maioria das vezes é necessário que os interessados na emissão do documento realizem o preenchimento de um formulário, a fim de ser entregue ao cartório. Em alguns casos, esse formulário precisa ser reconhecido em firma. 

Se você é uma pessoa que não mora onde realizou o casamento é possível conseguir a certidão de inteiro teor de forma online. Atualmente diversos cartórios realizam os serviços eletrônicos. Entretanto, para esses casos, também é necessário que o solicitante envie o formulário de requerimento. 

Quem pode solicitar a certidão?  

Para os casos da certidão de casamento, somente os próprios cônjuges podem fazer a solicitação. Uma opção para pessoas que não querem realizar o serviço online é a de entregar uma procuração para outra pessoa, reconhecida por firma, a fim de que se consiga preencher o formulário solicitando a emissão da certidão. 

Quanto custa? 

A emissão da certidão de casamento costuma vir inclusa com os valores de registro e do casamento civil. No caso da certidão de inteiro teor, uma taxa a mais será cobrada, por conta da quantidade de informações presentes no documento. Os valores variam de acordo com cada estado, tendo em vista que cada unidade federativa possui uma tabela de preços definidas sobre os serviços cartoriais. 

Leave A Comment