Solicite Sua Certidão Online

Dentro do ambiente virtual, a tecnologia possui diverso termos a respeito das atividades que são realizadas neste cenário. Dentre as atividades que norteiam o meio eletrônico, existe o P2P. Você sabe o que significa? Em tradução literal, P2P, ou peer-to-peer, significa par-a-par, ou seja, é uma rede de computadores que realiza o compartilhamento de informações. 

A principal característica do protocolo P2P é o processo descentralizado com o qual funções convencionais da rede são realizadas. Isso significa que cada usuário conectado dentro dessa rede pode utilizar os padrões de servidor ou cliente, ao mesmo tempo. 

Como utilizar o protocolo?

Para a utilização do protocolo, o cenário costuma ter objetivos específicos, que variam de acordo com cada demanda solicitada. Dentre os mais comuns está a transmissão de arquivos. Quer um exemplo simples de P2P? O compartilhamento de músicas e filmes na Internet. Assim, se você faz uso de upload e download de arquivos dentro da web, saiba que você já faz uso desse tipo de protocolo. 

Contudo, é importante lembrar que essas atividades não necessariamente correspondem às expectativas dos usuários, já que para o desenvolvimento, as empresas que realizam a atividade podem ter grandes ou poucas opções. Esse é um dos principais motivos pelos quais nem toda empresa que fornece o serviço de P2P é considerada ideal, a depender do objetivo pelo qual o usuário utilizará o protocolo. 

Atualmente é possível encontrar um grande número de empresas que realizam o compartilhamento de informações de forma descentralizada. Dentre as principais redes a operar nestes padrões está Kademlia, Gnutela, Kad Network e SoulSeek. 

Para quem busca realizar o download de aplicativos que fornecem esse tipo de serviço, é de extrema importância realizar uma pesquisa inicial a fim de identificar qual dos modelos é compatível com o objetivo que você possui dentro do meio e para a atividade que será realizada. 

Solicite Sua Certidão Online

Faça um comentário

Solicite sua certidão