Apostilamento de certidão de óbito: o que é?

Solicite Sua Certidão Online

Ao dar entrada ao processo para obtenção de dupla cidadania ou mesmo para realizar estudos no exterior, muitas pessoas descobrem a necessidade de realizar o apostilamento de certidão.

Mas, afinal, o que é o apostilamento?

O apostilamento nada mais é do que a certificação de autenticidade e legalidade de um documento apresentado pelo país de origem. Dentre os principais documentos que precisam ser legalizados para uso no exterior, principalmente no que se refere à obtenção de dupla cidadania, estão as certidões de nascimento, casamento e óbito. 

Além dessas, também é possível realizar o apostilamento de:

  • Diplomas universitários;
  • Atestados de antecedentes criminais;
  • Certidões negativas pessoais;
  • Procurações;
  • Escrituras;
  • Matrículas de imóveis;
  • Documentos pessoais e administrativos;
  • Declarações oficiais em documentos privados;
  • Reconhecimento de assinatura;
  • Contratos, dentre outros documentos que possuam o reconhecimento de firma do autor. 

Apostilamento teve início em 2015

O apostilamento de documentos teve início no ano de 2015. O Congresso Nacional Brasileiro aprovou através do Decreto Legislativo nº 148/201, o texto da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

A partir do Decreto, o Brasil passou a integrar a Convenção de Haia, juntamente com outros 112 países que também assinaram o acordo, que teve início no ano de 1965.  Contudo, a vigência sobre a Apostila só passou a vigorar no ano de 2016 e trouxe, junto com ela, diversos benefícios, principalmente para empresas que necessitam tramitar internacionalmente, ou mesmo para pessoas físicas que desejam manter algum relacionamento com o exterior.

Antes da Apostila de Haia entrar em vigor, no Brasil era necessário, para obter a legalidade dos documentos necessários, entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, o que demandava tempo. 

A partir da regulamentação, os interessados em apostilar um documento necessitam se dirigir a um Cartório, e não mais a uma secretaria do consulado brasileiro.

Como realizar o apostilamento

Para realizar o apostilamento, o interessado deve se dirigir ao cartório extrajudicial, portanto, e solicitar que o tabelião confira a autenticidade e legalidade para que seja realizado o apostilamento do documento solicitado.  Contudo, para fazer uso da apostila, é preciso cumprir alguns requisitos como o de ambos os países pertencerem à Convenção de Haia.

Além disso, o documento em questão deve ser considerado público, de acordo com a legislação do País que o emitiu, a fim de que ele possa ser considerado estrangeiro no país que é de interesse do requerente. 

Alguns sites que viabilizam a obtenção de certidão contam também com o serviço de apostilamento. Clique aqui para solicitar seu apostilamento.

Convenção de Haia

É importante lembrar que 112 países fazem parte da Convenção de Haia. O interessado precisa estar atento para qual país deseja realizar a entrega dos documentos apostilados. Caso o país de interesse não faça parte do acordo, será necessário passar por todo o procedimento que era feito anteriormente. Nesse ponto, isso inclui o pagamento de taxas que, no cartório, reduzem pela metade.  

No Brasil, a coordenação da Convenção de Haia está sobre a responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ conta, inclusive, com um sistema eletrônico, disponível no site do órgão. O portal auxilia o interessado no processo de realização do apostilamento do documento de interesse. 

Solicite Sua Certidão Online

Outras Certidões e Documentações

O que é e o que faz Tabelião e Oficial de Registro de Contratos Marítimos?

O profissional responsável por realizar a atividade de Registro no Cartório de Registro de Contratos Marítimos é o tabelião. Também denominado de oficial de registro ou oficial, este profissional é responsável, de maneira geral, por lavrar os atos, contratos e instrumentos relativos a transações de embarcações, a qual as pessoas interessadas desejam, bem como dar uma forma […]

Registro de Imóveis e títulos de documentos

Quando uma pessoa quer realizar algo referente ao próprio imóvel ela deve buscar um tabelião de um Cartório de Imóveis. O primeiro passo se trata do registro, com o qual se detém a propriedade de maneira legítima de uma propriedade. É nesse local que, além de ter âmbito judicial para arquivo do imóvel, o interessado […]

Apostilamento de certidão de imóvel: o que é?

Quem deseja saber o que é o apostilamento de certidão de imóvel primeiro precisa entender sobre. Você sabe o que significa? O apostilamento nada mais é do que o processo de legalização dos documentos solicitados, seja para solicitar cidadania estrangeira, estudar no exterior, etc.  Com base no §1º do artigo 6º da Resolução do Conselho […]

Certidão de óbito de inteiro teor: o que é e para que serve?

Você sabia que existem diferentes tipos de certidão de óbito? Esse documento, muito utilizado para inventários, abertura de testamentos, requerimento de dupla cidadania, dentre outros, possui dois tipos de emissão, sendo elas a simplificada e a de inteiro teor.    A certidão de óbito simplificada é a mais comum, emitida logo após o registro de […]

Para que serve uma Certidão de Imóvel Atualizada?

A Certidão de Imóvel Atualizada é aquela que apresenta informações sobre a propriedade desde a época em que foi realizada a matrícula, com dados exatos de identificação. É neste documento que é possível encontrar dados como localização da propriedade, metragem, proprietários atuais, transmissões, origem da compra e venda, se a compra/venda foi realizada de forma particular ou […]

Solicite sua certidão