Por que é importante oficializar o namoro?

Solicite Sua Certidão Online

Muitas pessoas desejam ter um compromisso dentro do namoro, de forma que este tenha validade jurídica. Contudo, nem sempre isso significa que o casal deseja contrair matrimônio. Uma das opções para quem quer oficializar o namoro, e que vai muito além de apresentar para os pais e amigos, é realizar a confecção de um contrato de namoro. 

O contrato de namoro é um documento com o qual se torna possível diminuir – e até mesmo afastar – a relação de bens patrimoniais entre o casal, o que não ocorre quando os mesmos contraem uma união estável. Desta forma, o contrato de namoro é uma das formas mais práticas de proteger o próprio patrimônio de outra pessoa, sem que ocorram questionamentos sobre a validade destes contratos no âmbito do Direito de Família. 

É importante, contudo, que o casal saiba diferenciar o contrato de namoro de uma união estável. Na união estável, por exemplo, faz-se necessária a presença de requisitos que caracterizem a relação como uma união, de acordo com o que está disciplinado por excelência do Código Civil.  

Como oficializar o namoro – fazer união estável

A união estável foi reconhecida pela Constituição Federal de 1988, no art. 226, §4°, como entidade familiar, e é caracterizada pelo propósito de vida em comum entre os companheiros, que realizam uma união por meio de relação pública, contínua e duradoura, a fim de constituir uma família, vivendo ou não sob o mesmo teto e dispensando o vínculo matrimonial. 

Além disso, é preciso considerar os elementos que configuram como característica de união estável, como a ausência de matrimônio civil válido e de impedimento matrimonial entre os conviventes; a notoriedade de afeições entre ambos – que não necessariamente precisam ocorrer de forma pública, mas preciso de testemunhas como amigos e familiares -; dentre outras questões. 

Precisa da segunda via da escritura? Solicite aqui. 

Desta forma, o contrato de namoro surge como uma opção diferente da união estável, tendo em vista que não há prazo para a sua configuração. O que fica perceptível, muita das vezes, são as dúvidas a respeito de quando se deve dar início à união estável (e quando termina o contrato de namoro).  

Contrato de relacionamento

A elaboração de um contrato, portanto, não torna indisponível a possibilidade de que os mesmos contraiam uma união estável ou um casamento civil. Entretanto,  o que valerá são os direitos e deveres jurídicos do último a ser realizado, ou seja, se você realizou um contrato de namoro há alguns anos, mas já contraiu matrimônio com a pessoa, o que vale são as questões referentes ao casamento. 

É preciso pesquisar bastante sobre as partes que regem o contrato de namoro, já que muitos especialistas da área do Direito tornam o assunto uma questão “polêmica”.

Portanto, se o casal vive sob o mesmo teto, dorme na mesma cama, compartilha a mesma convivência familiar, ou seja, possui muita das vezes os mesmos compromissos e deveres de um casamento ou união estável, mas que não querem que o mesmo seja designado como tal, deve ser feito o contrato de namoro, a fim de identificar as questões que envolvem o relacionamento e quais são os atos que serão estabelecidos nesse contrato. 

Solicite Sua Certidão Online

Outras Certidões e Documentações

Para que serve um apostilamento de documentos?

O apostilamento de documentos é um serviço regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele tem o objetivo de simplificar o processo que envolve a obtenção de cidadania estrangeira ou mesmo os estudos em outro país.  Com o processo de apostilamento é possível que não seja mais necessário a legalização dos documentos por parte do Ministério das […]

Como funciona o processo da cidadania espanhola?

A cidadania espanhola pode ser adquirida de duas formas, seja ela por descendência ou por aquisição, sendo este segundo tipo os casos de indivíduos casados ou em união estável com cidadão de nacionalidade espanhola e estrangeiros que morem no país por mais de dois anos. De forma geral, o modo de obtenção da cidadania espanhola é bem parecido com […]

Como fazer para ser um correspondente jurídico?

Após entender como funciona o trabalho de um correspondente jurídico, a pessoa que tem interesse em trabalhar na área precisa conhecer o processo que envolve a realização desses serviços. Atualmente a maior parte dos escritórios de advocacia se utiliza de plataformas online para ter acesso aos perfis de advogados que queiram realizar a função de […]

Proclamas de casamento

Você sabe o que significa proclamas de casamento?   Muito importante para os casais que desejam dar entrada ao processo de habilitação para o casamento civil, o proclamas nada mais é do que um edital (edital de proclamas) emitido pelo cartório quando os noivos realizam a entrada no processo de habilitação para o matrimônio.  Contudo, […]

Como é Calculado o Valor do Registro de um Imóvel?

Para calcular o valor do registro de um imóvel é importante estar atento para todos os entraves do procedimento imobiliário. No caso das questões que norteiam o registro estão os impostos e taxas cartoriais que serão comprados na compra de um imóvel, e que podem custar até 4% do valor da propriedade.   Como fazer o registro […]

Solicite sua certidão