Tudo sobre uma certidão de casamento

Certidões e documentos

Solicite Sua Certidão Online

Você sabe para que serve uma certidão de casamento?

Além de comprovar sobre o relacionamento entre os cônjuges, a certidão de casamento é responsável por conferir a comunhão plena de vida, tendo como base a igualdade de seus direitos e deveres. No Brasil, a união estabelecida, de acordo com o Código Civil, é a monogamia, ou seja, não é aceito a união entre pessoas já casadas. 

Como dar entrada ao processo de casamento?

Quem deseja realizar o casamento precisa procurar um cartório de registro civil, sendo realizada a celebração do matrimônio no próprio cartório ou em edifício público ou particular, considerando se há o consentimento da autoridade responsável por realizar a cerimônia. 

Após a realização do casamento, o casal pode ter acesso à certidão de casamento. Contudo, se o interessado em realizar o casamento for menor de 16 anos, o casamento só pode ser feito mediante a autorização dos pais ou responsáveis do menor, sendo o requerimento de habilitação para o casamento deverá ser firmado pelo casal ou, a seu pedido, por um procurador. 

Quais os documentos necessários?

Para dar entrada ao processo de habilitação ao casamento, os interessados devem procurar o cartório portando alguns documentos solicitados pela instituição. Uma taxa é cobrada para a realização do procedimento, que varia de acordo com cada estado da federação. Confira abaixo a lista de documentos necessários para realizar casamento: 

Solicite Sua Certidão Online

Faça um comentário

Solicite sua certidão