Certidão de óbito de inteiro teor: o que é e para que serve?

Solicite Sua Certidão Online

Você sabia que existem diferentes tipos de certidão de óbito? Esse documento, muito utilizado para inventários, abertura de testamentos, requerimento de dupla cidadania, dentre outros, possui dois tipos de emissão, sendo elas a simplificada e a de inteiro teor. 

 

A certidão de óbito simplificada é a mais comum, emitida logo após o registro de óbito, e se refere à quantidade de informações que são apresentadas no documento que, para este caso, são as simples. Enquanto isso, a certidão de óbito de inteiro teor é aquela que apresenta a maior quantidade de informações sobre o documento. 

Certidão de óbito de inteiro teor 

 

A certidão de óbito de inteiro teor é aquela que contem informações sobre o assento, ou seja, todos os dados que estão contidos no livro de registro. Muita gente acha que o assento de óbito é o mesmo que a certidão, quando na verdade não é. Enquanto a certidão é a folha emitida após a lavratura, o assento é o que está no livro. 

Contudo é preciso lembrar que, por ser diferente, para emitir a certidão de inteiro teor é preciso avaliar todas as condições sobre como será realizado. Dentre as possibilidades para a emissão desse tipo de certidão está a por digitalização ou por fotocópia. 

Como requerer uma certidão de óbito de inteiro teor 

Muito utilizado nos processos de dupla cidadania, o interessado em requerer a certidão de óbito precisa atestar que possui algum parentesco com a pessoa com a qual são necessárias as informações. 

Após ir ao cartório em que foi realizado o registro, o segundo passo consiste em preencher o formulário demonstrando interesse na emissão da certidão. Esse formulário costuma ser solicitado na maior parte dos cartórios, mas não é uma regra, já que esses procedimentos podem variar de acordo com cada estado. 

A emissão da certidão de inteiro teor, como já foi dito anteriormente, pode ser feito digitalizada, em que serão digitadas no documento todas as mesmas informações obtidas no livro de registro. Para este caso, costuma-se ser cobrada uma taxa maior do que a da outra modalidade, que é apenas a fotocópia do próprio livro de registro. 

Quem opta por obter a certidão de inteiro teor por meio da fotocópia consegue diminuir a burocracia para a realização dessas atividades. 

Quanto custa uma certidão de inteiro teor 

Assim como ocorre com as certidões de casamento e nascimento de inteiro teor, a certidão de óbito de inteiro teor não possui um valor pré-estabelecido nacionalmente. O valor para a realização de emissão dessa documentação vai variar de acordo com a unidade federativa em que o interessado deseja realizar o pedido. 

Se a pessoa que deseja obter o documento não está no mesmo estado em que o registro foi feito, uma alternativa é recorrer aos cartórios online, opção crescente no meio eletrônico, com o qual é possível realizar a pesquisa nos cartórios e, com o preenchimento do formulário, obter a certidão no conforto de casa. 

Solicite Sua Certidão Online

Faça um comentário

Solicite sua certidão