Abertura de firma cartório

Cartórios

Você sabe quais são os documentos necessários para abrir uma firma? Alternativa para pessoas que desejam sair da informalidade e querem abrir uma empresa de forma legal, a abertura de firma é um passo essencial nesse processo. A partir do processo a pessoa se torna jurídica, representando a organização. 

Neste caso, ao ter a existência de uma pessoa jurídica esse novo “perfil” é o que será responsável por deter os bens do patrimônio. Além disso, a pessoa deve responder pelos deveres do local. De início, para que isso ocorra é necessário realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPJ), que funciona como um CPF, só que para a própria empresa. 

Como fazer para abrir firma 

O requerente que deseja se torna uma pessoa jurídica deve comparecer a um cartório a fim de realizar o processo. Além de apresentar os documentos solicitados, o interessado deve preencher um formulário. Esses dados indicados serão incluídos no sistema cartorial. 

Com todos os dados corretos, a firma será aberta e, a partir disso, a pessoa pode realizar o reconhecimento de firma. Dessa forma é possível trazer maior “legalidade” ao trabalho, além de ter acesso aos benefícios específicos da empresa. Dentre os principais documentos solicitados para dar entrada ao processo de abertura de conta estão: 

  • Registro Geral (RG); 
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 
  • Se for necessário, Carteira de Conselho Profissional (por exemplo, o CRO para abrir um consultório odontológico); 
  • No caso de homem, certificado de reservista; 
  • No caso de mudanças no nome após o casamento, o interessado (a) também deve apresentar a Certidão de Casamento. 

Todos os documentos a serem entregues devem ser originais, tendo em vista que o cartório não permite a utilização de cópias autenticadas para a realização do processo de abertura de firma. 

Leave A Comment